notícias

Dicas de conservação de frutas, verduras e legumes

08/04/2023

Cuidar bem da alimentação interfere diretamente na qualidade de vida. Muitas pessoas passam a consumir frutas, verduras e legumes visando melhorar o funcionamento do organismo. 

Mas é preciso estar atento ao modo de conservação dessas comidas para evitar que elas estraguem ou fiquem impróprias para consumo. E foi pensando no seu bem-estar que reunimos algumas dicas para você utilizá-las. Veja abaixo: 

- No processo de compra, escolha bem os produtos. Verifique a coloração das cascas, a textura, se há presença de fungos. 

- Ao chegar em casa, lave as frutas, verduras ou legumes com água corrente. Depois coloque-as num recipiente com água e água sanitária. Deixe de molho por 15 minutos, retire e os lave novamente com água corrente. Agora espere secar naturalmente. 

- As frutas, caso não estejam maduras, podem ser armazenadas na geladeira. Quando maduras, podem ser conservadas em temperatura ambiente. Com exceção da banana e do abacaxi, por exemplo. O abacaxi até pode ser colocado na geladeira, desde que esteja descascado e guardado dentro de um pote com tampa. 

- As verduras e os legumes podem passar pelo processo de branqueamento para serem congeladas ou armazenadas no freezer. Esse procedimento consiste em lavar os alimentos e cortá-los em pedacinhos. Em seguida, adicione tudo numa panela com água fervendo por alguns minutos, depois retire-os. Ponha em um recipiente com água e gelo para diminuir a temperatura e coloque-as em embalagens limpas e secas. Por último, leve tudo para a geladeira ou freezer.

Todas essas etapas devem ser seguidas para obter uma experiência completamente saudável e evitar o desperdício de alimentos. 

arrow_back